Ambiente sem decoração? Saiba como o tecido para cortina pode resolver seu problema
Depois de tantos meses olhando minuciosamente todos os detalhes de sua casa ou apartamento por conta do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), certamente você já deve conhecer todos os cantinhos que precisam de decoração na cozinha, quarto, sala, etc. E, claro, sempre há vontade de mudar alguma coisinha ali e outra lá.
No entanto, todo mundo sabe que investir em uma decoração para casa que realmente fique com a cara dos donos, não acontece da noite para o dia e precisa de muita pesquisa, para achar os materiais ideias e, também, para não cometer nenhum erro precipitado. Assim, a melhor opção é seguir com pequenos ajustes que podem ser infalíveis na hora de mudar a essência de um ambiente em pouquíssimo tempo e o melhor, sem gastar muito.
A exemplo disso, temos o caso do tecido para decoração, que engloba o tecido para cortina, o tecido para parede e inúmeras possibilidades. Para saber mais os tecidos para cortina e como encontrar o modelo perfeito para combinar com seu ambiente mais querido, continue conosco. Separamos algumas inspirações que vão te ajudar nesse processo de redescobrimento da decoração para casa.
Por que investir nas cortinas?
Sem focar na parte estética, além de ótimas para barrar correntes de vento e, também, os mosquitinhos, as cortinas são essenciais para quem procura mais privacidade dentro de casa, em qualquer cômodo. Outro ponto que faz com que seja muito importante investir nas cortinas é que elas podem ajustar a iluminação de um ambiente, amenizando a claridade na hora de assistir um filme, por exemplo.
De outro ponto de vista, seguindo a linha estética, as cortinas dão profundidade ao ambiente e uma sensação muito mais luxuosa para qualquer cômodo. Para conseguir esse efeito sofisticado, aposte no comprimento longo para cortinas, principalmente na sala. Outra coisa que vai contar muito para dar o seu toque pessoal na cortina é a escolha certa de tecido, como falaremos a seguir.
Por qual tecido para cortina começar?
Não há uma via de regra sobre qual é o melhor tecido para investir na decoração para casa. Existe, é claro, a preferência por alguns tecidos que vão de luxuosos para estampados, finos para encorpados, e assim por diante. Alguns modelos são escolhidos, também, pela funcionalidade extra.
O Tecido Blackout, por exemplo, é ideal para bloquear a entrada de luz no ambiente, o que torna o local muito mais aconchegante. Ele é muito utilizado para o quarto e a sala, justamente porque equilibra essa iluminação.
Além disso, uma vantagem para quem decide optar pelo tecido para cortina e não para, de fato, a cortina pronta é que os modelos podem ser compostos entre si. O Tecido Blackout fica ótimo sozinho, mas é possível combiná-lo com outros modelos, como o Voil, Linho e Jacquard, por exemplo.
Por falar neles, um dos mais populares na hora de decorar é o Voil. Leve e delicado, outra de suas características principais é a transparência. Perfeito para cortinas, rebaixamento de teto e decoração de eventos, o Tecido Voil é versátil e capaz de deixar o ambiente muito mais aconchegante, sem perder a privacidade e também a luminosidade natural do ambiente. Em sua composição, é possível investir em forros para deixá-lo sem o aspecto transparente.
Outro modelo que faz e acontece é o Tecido Jacquard. Clássico, versátil e com muitas opções, ele foi desenvolvido no século 18 por Joseph Marie Jacquard. Agora em diferentes formas — tradicional, linho, luxo, fio tinto, fio lurex, etc — o tecido para cortina já se reinventou e é produzido por teares computadorizados de última geração.
Fora esses modelos, também é super viável optar por outras opções como os de microfibra, d'áqua — que são resistentes a água — suede e brugges, por exemplo. Tudo vai depender da sua necessidade no momento e de qual é o tecido para cortina que mais combina com seu lar, sem deixá-lo monótono.
Como fazer a cortina?
As vantagens para optar pelo tecido para cortina ao invés de comprar um modelo pronto são inúmeras, principalmente quando pensamos em originalidade e exclusividade para montar as melhores combinações. Além de outras funcionalidades com o efeito blackout ou o d’áqua — respectivamente, bloqueio de iluminação e resistência à água.
Para acabamentos profissionais, é interessante contratar uma costureira especialista na confecção de cortinas. No entanto, se você quer investir no “Faça Você Mesmo”, saiba que é super viável colocar a mão na massa para produzir sua própria cortina, a partir dos tecidos que mais combinam com você e seu lar. Para isso, procure por tutoriais nas redes sociais, principalmente no Youtube, e inspirações no Pinterest.
Gostou das dicas e encontrou seu para cortina ideal? Não perca tempo para garantir a peça e deixar o visual de sua casa ainda mais incrível. A dica é pesquisar, checar medidas e não perder as novidades no mercado de designer, tudo que você encontra na nossa loja online.